
Muitos Benqueridos não saberão, que na sua terra há (ou houve) gente com preocupações de preservar o que já foi dos nossos avós, que os nossos pais utilizaram e que nós agora muito admiramos.
Foram muitos anos e com muito carinho que esta Senhora se entregou de alma e coração a recolher todos estes objectos e que os ia arrumando da maneira possivel numa casa (muito pequena para tão grande espólio) por ela disponibilizada. Era com muito orgulho que se levantava da sua cadeira sempre que alguém se mostrava interessado em visitar o seu cantinho fazendo questão de ir explicando tim tim por tim tim o que as peças representavam e para que serviam.
Infelizmente, acometida de doença grave a Senhora não teve a felicidade de ver todas as suas peças acomodadas no local próprio, com que ela nos últimos anos ia sonhando, disponibilizando-se até à ajudar financeiramente. As Autarquias não se devem ter esquecido e aguardamos que um dia arranjar-se-à solução.
Esta senhora chamava-se JOAQUINA MENDES, e viveu grande parte da sua vida no Alentejo, mais própriamente na cidade de Evora, onde desenvolveu a sua actividade profissional.
Na Benquerença, sempre que queiram visitar o local, fica na rua da Ferranha.
Se lá estiver alguém podem contar com a colaboração do proprietário, o senhor que foi marido da D. Joaquina.