Gosto acima de tudo de divulgar valores e tradições populares do meu concelho. Aqui está o Rancho Folclórico de Penamacor numa actuação em Benquerença no ano de 2004 na Semana cultural.
Natural do concelho de Penamacor, fundador e presidente do conselho de Administração da Universidade Lusíada de Lisboa.
Em Novembro de 2002, falou da sua terra e do seu concelho para algumas dezenas de naturais que o escutaram e apoiaram na fidelidade à sua região. E o que é que mudou? (Um breve apontamento da sua intervenção)
Um bocadinho da dimensão e beleza da barragem, Quem nunca a visitou? Tem lugares com sombras espectaculares, e na Primavera? Bem haja o esforço que o povo do Meimão faz para a manter limpa. E se todos colaborassem? Vamos lá srs pescadores, levem lá as cervejas mas tragam de volta as garrafas. Tenham a coragem de deixar o lugar mais limpo do que o encontraram.
Já la vão alguns anos que esta festa aconteceu em Benquerença. A organização cabe à junta de freguesia e as pessoas aderem. Castanhas e um copinho à borla cai sempre bem. Que não morra a tradição.
Quatro dias, quatro passeios e não só!!! Os adeptos? Sempre a aumentar, e já se fala no Natal. Máquinas já afinadas e alguém já a pensar em melhorar o desempenho pelo menos no que toca a material novo. Aqui está só um cheirinho; das paisagens, do ar puro... e acima de tudo a camaradagem.
Só um pouco do que aconteceu na noite dia 24 de Março de 2002 na casa do Povo de Benquerença.
Um têxto difícil para a grande maioria dos espectadores presentes,que sentados em cadeiras de plástico com o mínimo conforto, permanecessem sem arredar pé mais de duas horas, é obra. Provou-se que, nem é preciso saber ler para compreender a arte de bem representar mesmo que sejam amadores.
A Peça é da autoria do Alemão Goethe numa tradução e adaptação de Ricardo Kricleight. Fausto é um cientista e mago que vive obcecado por nunca se contentar com o que tem.... Os actores e tudo o mais estão na ficha técnica. Para quem gostaria de ver a peça completa ou quase, também se arranja.
Há o video completo ou quase para quem quiser ver tudo.
Se Não estou enganado, este espectáculo aconteceu em 2003 no bar do Saudoso "Tó Candeias" Os protagonistas são; Mário Gramaço grande mestre no saxofone, e o Filipe Mendes (Philmendrix)que não fica muito atraz do ex "Gimi".
Pois é, o Verão acabou, está aí o Outono, o Inverno aproxima-se a passos largos, e a necessidade da procura de comida, ainda não acabou para estas criaturas.
Também em Benquerença foi assim durante os meses de maior calor. Os estragos em grande parte dos casos, pode não ter tido grande valor, mas para o País, e que nos sai dos bolsos!!!! A mobilização era rápida; bombeiros, população e meios aéreos. Só falta apurar a quem mais interessa este jogo.
(Neste caso o incendio foi perto da Sra da Quebrada, num Domingo depois de almoço)
Foi pela sexta vez e no belo local, "Praia Fluvial do Moinho" em Benquerença, que os amantes das duas rodas abancaram nos dias, 13, 14 e 15 do passado mês de Agosto. Já um pouco atrasado, mas não quis deixar de referir o evento que é neste momento quase o único na nossa aldeia. As expectativas parece que foram largamente ultrapassadas, e vamos esperar pelo próximo em 2011?
A música foi sempre uma constante. Para além da dinâmica imposta pelo Motard FM, as bandas também cumpriram o seu papel.
Tasse memo bem, yé!! Uns trabalham e outros bebem, está perfeito.....
A internacionalização do evento já passou o Atlântico
Os amigos e vizinhos de há muitos anos. "Seca Pipas"
O meu amigo Alfredo do Sabugal que representou o seu clube. Penso que nunca faltou a nenhuma concentração dos Cágados.
Havia centenas e abandonadas pelos donos. Não se consegue vislumbrar a famosa máquina do Tó 20 escudos, que este ano apresentou um capacete por ele criado com características únicas no combate ao calor. A marca? Penso que era "melancete".
Belo local para se acampar.
Depois de uma grande noite o descanso merecido. O frio é que deve ter sido muito, mais parece um carapau.