Faz limite com o concelho do Sabugal a norte, a sul com Idanha-a-Nova, a oeste com o Fundão e tem a Espanha a leste. Concelho quase tão antigo como Portugal. Foi conquistado aos mouros e reconstruido por D. Sancho I, o Rei Povoador. Deu-lhe Carta de Foral em 1189 e entregou-a aos Templários cujo Mestre era D. Guadim Pais que a fortificou.
Numa zona industrial que ronda os 40 hectares a poucos kilómetros da Vila, há um conjunto de pequenas e médias empresas, que têm levado bem longe o nome e a qualidade dos produtos do concelho.
Na área do ambiente é de salientar, a Reserva Natural da Serra da Malcata, constituida por um conjunto de de situações microclimáticas, que se refletem na sua fauna e flora.
No panorama desportivo, foram construidas e equipadas infraestruturas de vital importância para a sua prática tais como: Polidesportivos em todas as freguesias, um pavilhão municipal, piscinas aquecidas e estádio de futebol relvado. Foram também criados programas de incentivo a actividades de ar livre, ao atletismo, desportos motorizados etc.
Na cultura há uma diversificada oferta de programas culturais: Grupos etnográficos, banda filarmónica, a tradição do carnaval...
... semana da juventude, culturlandia...
... ciclos de música que se ramificam pelas freguesias, exposições e um programa gastronómico rico em receitas dos nossos antepassados.
2 comentários:
É tão bom o sentimento de que pertencemos a um sítio assim, cheio de história e de tradições.. onde, em cada pedra, em cada recanto, está impregnada a nossa ancestralidade.
Beijinhos da Carla e da Tati
Devemos ter orgulho da Terra onde pertencemos e dá-la a conhecer aos outros.
Parabéns Papá.
Enviar um comentário