A Reserva Natural
da Serra da Malcata
localiza-se na Beira Interior. Com uma
área de 16.400ha, é delimitada a Norte pelo rio Côa, a Este faz fronteira com a Espanha, a Oeste pela barragem do Sabugal e pela barragem da Meimoa e a Sul pela ribeira da Basagueda.
Abrange parte das freguesias do Meimão, meimoa e Penamacor (concelho de Penamacor) Malcata, Quadrazais, Vale de Espinho e Foios (concelho do Sabugal).
Os matos dominam a cobertura vegetal da Reserva, apresentando aspectos distintos nas variantes setentrional ou meridional e também com a maior ou menor altitude.
Ao longo das linhas de água encontram-se bosques de apreciável dimensão contituidos essencialmente por amieiros salgueiros e freixos. Vestígios de agricultura são ainda visiveis e alguns (poucos) ainda pastam os seus rebanhos.
Muitos esforços estão a ser feitos de modo a garantir a salvaguarda do Línce perito a furtar-se ao olhar dos visitantes. Ou será que já não existe? Numa curta visita, interrompida por uma grande trovoada , não vi o dito cujo., talvez na próxima as minhas objectivas o encontrem.
4 comentários:
Simplesmente maravilhoso esse cantinho do país, bem representado por essa reportagem fotográfica. Só lá faziam falta os línces ibéricos.
O nosso governo irá fazer um acordo, com base no qual será criado em Portugal um centro para a criação de línces em cativeiro, à semelhança do que já acontece em Espanha.
http://jn.sapo.pt/2007/05/14/
nacional/portugal_e_espanha_acordam_proteger_.html
Pois é, o lince sempre esteve associado á Serra da Malcata. Até vinha nos manuais escolares da infância e tudo. Logo há que recupera-lo o quanto antes. Até daria um excelente símbolo para a região, não dava?
PS Segundo sei, os poucos exemplares de linces ibéricos ainda existentes em habitat natural estão nas zonas contíguas ao Guadiana, portanto bem mais para baixo. E a RTP passou um documentário fabuloso sobre o lince aqui há uns tempos atrás.
Já não vou à serra da Malcata... há muito tempo. É uma vergonha. Assim que tiver oportunidade vou. Tem paisagens bonitas, naturais, transparentes. Até pode ser que algum lince me surpreenda!
Que tal este Verão? Um dia inteiro?
Com um farnel a acompanhar?
Enviar um comentário