- Situada na zona norte do concelho de Penamacor, distrito de Castelo Branco, a freguesia foi integrada neste concelho em 1454 por D. Fernando, e chamou-se até há pouco tempo, Vale de Lobo.
A existencia da ermida de Nossa Senhora da Póvoa, e devido à devoção por parte da população à santa, a Freguesia passou a chamar-se Vale de Nossa Senhora da Póvoa.
Tem uma população a rondar os 380 habitantes numa superfície de 19.400km2.
A sua população vive de uma agricultura de subsistencia; cultivo da oliveira, sivicultura, pecuária etc:
- Um cheirinho da beleza do seu património arquitectónico.
- Terra de nascentes de águas puras e cristalinas
- Santuário da Nossa Senhora da Póvoa
No sopé da serra da Opa, foi construida a ermida da Senhora da Póvoa em tempos que não se conseguem apurar. É das romarias mais concorridas da Beira Baixa e realiza-se sete semanas depois do domingo de Páscoa. No interior da ermida é de destacar a beleza do seu altar-mor.
6 comentários:
Bonita rua de balcões (vamos aprendendo uns termos), imponente janela (pena o cimento), respeitáveis pipas (tb se lhe podia chamar talhas? e vasilhas?), pitoresca rua, romântica fonte... Bela localidade!
PS pena já não se chamar "vale do lobo". Era um nome bem bonito!
Buen reportaje.ME encanta, la de la ventana
um abraÇo
Viva a velha, viva a nova!!!
Abraço raiano
PS: A propósito do post anterior - semana cultural - parece que amanhã, em Cacilhas, vai haver burricada à boa maneira do que se fazia antigamente em Benquerença.
Gostaria de chamar a atenção para um erro constante neste artigo. Esta aldeia chama-se Vale da Senhora da Póvoa e não Vale de Nossa Senhora da Póvoa.
Para mais informação, consulte o site http://senhorapovoa.com.sapo.pt
Abraço
Américo Valente
Devo dizer que as burricadas na Benquerença ainda se realizam. Pelo menos à dois anos era assim.
Abraço HB
Meu pai nasceu em Vale de lobo em agosto de 1938 e veio para o Brasil junto com sua mãe e irmãos em 1941 onde vivem aqui até hoje e nunca mais voltou para sua terra natal.
Ainda irei a Vale de Nossa Senhora da povoa conhecer a origem de minha familia, o lugar onde meu nasce.
Edson Silva
Familia Nabais da Silva.
Enviar um comentário