quarta-feira, janeiro 09, 2008

Benquerença - Noras

NORAS: Engenhos de tracção animal, que serviam para tirar água dos poços com que se regavam os campos. Eram constituídas por um sistema de transmissão com carretos que faziam girar uma roda grande que comportava os alcatruzes. Para baixo iam vazios e para cima vinham cheios.
Nos nossos campos ainda se encontram muitas, que tentam sobreviver como se pode ver pelas fotografias.








5 comentários:

Anónimo disse...

Fui muitas vezes o burro para conseguir refrescar a garganta naqueles verões escaldantes e, acreditem se quiserem, quando o dono escondia ou levava o "cambão" desci várias vezes pelos alcatruzes "caldeiros" quando a nora tinha trinco, para chegar a água lá no fundo do poço.

Um abraço.

Anónimo disse...

Em complemento aos comentários do caríssimo Nabisk, gostaria de referir o seguinte:

Para aqueles que não sabem e, em especial, para os mais jovens de idade, a NORA foi inventada pelos árabes e foi por eles “introduzida” na península ibéria aquando das invasões. Segundo dados que colhi, penso que somente no Séc. XX (com que atraso!!!!!!) foi introduzida em terras da Raia Beirã.
Tal sistema de elevação de água, em poços mais ou menos profundos, constituiu naquela época uma grande modernização nas técnicas de rega, vindo complementar e em muitos casos substituir as picotas, cegonhas ou, como se chamam na minha terra e penso que também na Benquerença, as já esquecidas BURRAS.

“Andar à nora”, que significa andar desorientado e sem saber o que fazer, é uma expressão popular baseada nessa antiga forma de elevação de água, que consistia em, normalmente, burros andando, repetidamente, à volta da nora tirando o tão desejado líquido do buraco.
Um abraço para todos e dois para o caríssimo Nabisk.
JA

nabisk disse...

Obrigado pela explicação amigo JA
Um abraço também

Chanesco disse...

Se o JA me permite, só dava uma achega à sua excelente explicação.
O burro que "andava à nora" trazia o olhos vendados, para não parar, não se distrair ou espantar e manter uma cadência certa (pelo menos em Toulões era assim).

Abraço

autopilote disse...

Segundo sei, o burro trazia os olhos vendados para não entontecer e perder o equilíbrio.
Os exemplares das fotos bem podem tentar sobreviver mas não lhe auguro grande futuro. A não ser que alguém intervenha...