segunda-feira, fevereiro 04, 2008

Benquerença, "Futuro Museu?"


Muitos Benqueridos não saberão, que na sua terra há (ou houve) gente com preocupações de preservar o que já foi dos nossos avós, que os nossos pais utilizaram e que nós agora muito admiramos.
Foram muitos anos e com muito carinho que esta Senhora se entregou de alma e coração a recolher todos estes objectos e que os ia arrumando da maneira possivel numa casa (muito pequena para tão grande espólio) por ela disponibilizada. Era com muito orgulho que se levantava da sua cadeira sempre que alguém se mostrava interessado em visitar o seu cantinho fazendo questão de ir explicando tim tim por tim tim o que as peças representavam e para que serviam.
Infelizmente, acometida de doença grave a Senhora não teve a felicidade de ver todas as suas peças acomodadas no local próprio, com que ela nos últimos anos ia sonhando, disponibilizando-se até à ajudar financeiramente. As Autarquias não se devem ter esquecido e aguardamos que um dia arranjar-se-à solução.
Esta senhora chamava-se JOAQUINA MENDES, e viveu grande parte da sua vida no Alentejo, mais própriamente na cidade de Evora, onde desenvolveu a sua actividade profissional.
Na Benquerença, sempre que queiram visitar o local, fica na rua da Ferranha.
Se lá estiver alguém podem contar com a colaboração do proprietário, o senhor que foi marido da D. Joaquina.













































5 comentários:

Anónimo disse...

Caro Nabisk
Visito com frequência o seu blogue, que muito aprecio.
Felicito-o pelo óptimo trabalho fotográfico, que publicita, por este meio, um magnífico conjunto de móveis, alfaias e outros objectos que representaram o quotidiano de muitos dos mais velhos, mas que, ao passarem à História, mereciam, para que os mais novos os conheçam de facto, ser convenientemente descritos, bem como os contextos do seu uso, as tarefas e as finalidades a que eram destinados.
Muito obrigado.

autopilote disse...

Ena ena, bem gostariam muitas terras de ter tido alguém que recolhesse um espólio destes. Pela quantidade e qualidade, parece-me que merecia bem um local onde pudesse estar convenientemente preservado, identificado e estudado e divulgado, passível portanto de ser visto. Seria seguramente um contributo extraordinário para a preservação da memória colectiva da aldeia e em factor gerador de riqueza cultural, social e até turística.

Antona disse...

Esta es, la verdadera historia de un pueblo
um abraço

Vicktor Reis disse...

Amigo António
Fiquei simplesmente maravilhado. Vou seguir a tua sugestão e visitar essa bela região.
Um abraço.

Anónimo disse...

Sou Benquerido e desloco-me com bastante frequência a esta minha terra natal e desconhecia este interessante pequeno museu, mas certamente vou tentar visitá-lo numa próxima deslocação à nossa bela Aldeia, talvez um dia apelidada de Rainha, já que outra se proclama Princesa.

Um abraço.