quinta-feira, dezembro 21, 2006

Secas de Bacalhau no Seixal



Seixal é uma cidade e sede do pequeno municipio (Seixal) do distrito de Setúbal com 93,60 km2 de área e com uma população a rondar os 150 mil habitantes.
Terra de pescadores e quintas senhoriais, o concelho evoluiu sempre ligado ao rio por onde escoava tudo o que produzia para outras paragens.
A partir da segunda metade do séc. XIX, o concelho começou a registar um surto de desenvolvimento económico e industrial, com a instalação de diversas unidades produtivas; têxtil, vidro, cortiça e na Ponta dos Corvos (ponta do mato) a seca do bacalhau.
São estes edifícios actualmente abandonados que vou mostrar um pouco.
Fábrica Atlântica em ruinas
Sigam o meu conselho, visitem o local onde outrora trabalhavam centenas de operários.

3 comentários:

autopilote disse...

Ok, vou seguir um conselho. E de preferência de bicicleta. Um dia destes!

Aquelas fileiras de estacas alinhavadas... parecem cruzes num cemitério! bem, e na verdade era... era um cemitério de bacalhaus.

Anónimo disse...

Sim, pode ser um passeio interessante!! É pena de estar um pouco degradado, mas pronto, ainda há o esqueleto.

Zulmiro Almeida disse...

Será que ainda podemos visitar as antigas secas de Bacalhau da Azinheira Velha (Barreiro), e as do Seixal?Como ficaria feliz ao relembrar a minha juventude dos anos 60 quando ali trabalhei.
Como era alegre aquele trabalho embora penoso!
Ranchos de rapazes e raparigas homens e mulheres,partíamos em Outubro da Beira Alta, no comboio do Vale do Vouga e só ressávamos em Março/Abril;nessa altura sim! Comía-se bom bacalhau graças ao processo de lavagem e secagem.Hoje,infelizmente, tudo é bem diferente...