segunda-feira, maio 21, 2007

RESERVA NATURAL DA SERRA DA MALCATA








A Reserva Natural
da Serra da Malcata
localiza-se na Beira Interior. Com uma
área de 16.400ha, é delimitada a Norte pelo rio Côa, a Este faz fronteira com a Espanha, a Oeste pela barragem do Sabugal e pela barragem da Meimoa e a Sul pela ribeira da Basagueda.
Abrange parte das freguesias do Meimão, meimoa e Penamacor (concelho de Penamacor) Malcata, Quadrazais, Vale de Espinho e Foios (concelho do Sabugal).
Os matos dominam a cobertura vegetal da Reserva, apresentando aspectos distintos nas variantes setentrional ou meridional e também com a maior ou menor altitude.
Ao longo das linhas de água encontram-se bosques de apreciável dimensão contituidos essencialmente por amieiros salgueiros e freixos. Vestígios de agricultura são ainda visiveis e alguns (poucos) ainda pastam os seus rebanhos.
Muitos esforços estão a ser feitos de modo a garantir a salvaguarda do Línce perito a furtar-se ao olhar dos visitantes. Ou será que já não existe? Numa curta visita, interrompida por uma grande trovoada , não vi o dito cujo., talvez na próxima as minhas objectivas o encontrem.































Para os amantes da natureza que queiram
visitar este pedaço de Portugal protegido.
Dista:
- 278 km de Lisboa
- 267 km do Porto
- 511 km de Faro

4 comentários:

)0( disse...

Simplesmente maravilhoso esse cantinho do país, bem representado por essa reportagem fotográfica. Só lá faziam falta os línces ibéricos.
O nosso governo irá fazer um acordo, com base no qual será criado em Portugal um centro para a criação de línces em cativeiro, à semelhança do que já acontece em Espanha.

http://jn.sapo.pt/2007/05/14/
nacional/portugal_e_espanha_acordam_proteger_.html

autopilote disse...

Pois é, o lince sempre esteve associado á Serra da Malcata. Até vinha nos manuais escolares da infância e tudo. Logo há que recupera-lo o quanto antes. Até daria um excelente símbolo para a região, não dava?

PS Segundo sei, os poucos exemplares de linces ibéricos ainda existentes em habitat natural estão nas zonas contíguas ao Guadiana, portanto bem mais para baixo. E a RTP passou um documentário fabuloso sobre o lince aqui há uns tempos atrás.

naki disse...

Já não vou à serra da Malcata... há muito tempo. É uma vergonha. Assim que tiver oportunidade vou. Tem paisagens bonitas, naturais, transparentes. Até pode ser que algum lince me surpreenda!

autopilote disse...

Que tal este Verão? Um dia inteiro?
Com um farnel a acompanhar?