terça-feira, novembro 27, 2007

Penamacor - Aldeia do Bispo

Finalizo com a esta bonita aldeia a ronda que fiz pelo concelho de Penamacor. A ordem foi ao acaso, de todas as freguesias do concelho, nem acreditavam se eu dissesse que a minha não era a mais bonita. Mas falando sério, percorri o Concelho todo e gostei do que vi, de uma forma geral estão muito limpas, há obra feita, e felizmente a conciência dos autarcas começa a despertar para a preservação e manutenção do património. Pena é que não tenham mais gente e poucas espectativas para aumentar. As carrinhas dos serviços sociais são uma presença já quase familiar em todas elas. Mas falemos agora da aldeia em qestão, Aldeia do Bispo. Situada a sete km da sede do concelho, nas margens da ribeira da raivosa, é a mais populosa com 740 (2001) habitantes (Xendros) que coabitam numa área de 6.ooo km2.
Para além da agricultura vivem também da olivicultura, vinicultura e pequenas indústrias.
Muitos motivos tem para nos metermos a caminho e fazer-lhe uma visita.
Fica o meu convite.























































11 comentários:

karraio disse...

Caro Nabisk
À próxima vez que visitares a minha aldeia, apita, terei todo o gosto em te pagar um copito.
Já agora, sempre aproveito para corrigir:
1 - a área administrativa da aldeia é de cerca de 6 Km2( a mais pequena do concelho), e não 11,200;
2 - bem gostariamos todos que actualmente lá vivessem 900 almas como contou o Censo de 1981, lamentavelmente, e 2º o Censo 2001, somos cerca de 740 Xendros.
Bonitas fotografias.

nabisk disse...

Obrigado pela correcção amigo Karraio.
Podemos encontrar-nos um dia destes e será concerteza um caneco bem bebido.

autopilote disse...

Xendros heim? Curioso! E já agora porquê?

Anónimo disse...

Sempre que navegava, invariavelmente fazia uma busca por Aldeia do Bispo.. e Aldeia do Bispo era invariavelmente a do Sabugal. Hoje fiquei agradavelmente surpreendida .. finalmente a Minha Aldeia do Bispo. Parabens e Obrigada.. vão pondo noticias, nós por cá gostamos de saber..

Anónimo disse...

Adorei ver a aldeia fiquei super supreendida continuem a dar noticias e mostrar imagens dessa aldeia maravilhosa.

Villa disse...

Adorei ver a aldeia . Penamacor é gira e tem pescinas para crianças e para adultos.
Estou suprendido!

Anónimo disse...

Gostei muito de ver a casa da minha avó, nestas imagens da Aldeia do Bispo que me deixam muitas saudades da minha infância.

Maria da Luz Landeiro

Unknown disse...

Ops!!!! FINALMENTE!!!!
Aldeia do Bispo de Penamacor.
E´bom recordar uma terra que já não se visita á muito tempo e com belas fotografias.
Gosto imenso dessa terra e das suas gentes. Um dia tenho que matar saudades.
Já agora pergunto se o Zé Galante ainda existe com restaurante e dormidas. Bom cabrito grelhado que lá se comia...
Um grande abraço a todos os Xendros

Anónimo disse...

Gostei imenso!
E pode acreditar que Aldeia do Bispo tem muito para mostrar. Por falar nisso vamos ter festa este fim-de-semana, venham nos visitar.
já ouviram falar também do Grupo Coral que temos em Aldeia do Bispo?
Até é Fixe!
Tchau
Um Xendro para todos

oliv disse...

A visitar:
http://oblogatoriodealdeiadobispo.blogspot.com/

Comentem.
Bj, Ines Oliveira

Alvaro Da Silva disse...

Obrigado pelas belas fotografias e comentarios sobre esta nossa bela aldeia do bispo (Penamacor) Gostei muito de recordar a minha bela infancia, mesmo se fui criado no campo (bacharel Por favor nao deixem morrer este bom patrimonio