quinta-feira, novembro 23, 2006

Penamacor Vila e Concelho

A Vila de Penamacor é sede de concelho, constituido por doze freguesias e pertence ao distrito de Castelo Branco.

Faz limite com o concelho do Sabugal a norte, a sul com Idanha-a-Nova, a oeste com o Fundão e tem a Espanha a leste. Concelho quase tão antigo como Portugal. Foi conquistado aos mouros e reconstruido por D. Sancho I, o Rei Povoador. Deu-lhe Carta de Foral em 1189 e entregou-a aos Templários cujo Mestre era D. Guadim Pais que a fortificou.

Numa zona industrial que ronda os 40 hectares a poucos kilómetros da Vila, há um conjunto de pequenas e médias empresas, que têm levado bem longe o nome e a qualidade dos produtos do concelho.



Na área do ambiente é de salientar, a Reserva Natural da Serra da Malcata, constituida por um conjunto de de situações microclimáticas, que se refletem na sua fauna e flora.

No panorama desportivo, foram construidas e equipadas infraestruturas de vital importância para a sua prática tais como: Polidesportivos em todas as freguesias, um pavilhão municipal, piscinas aquecidas e estádio de futebol relvado. Foram também criados programas de incentivo a actividades de ar livre, ao atletismo, desportos motorizados etc.

Na cultura há uma diversificada oferta de programas culturais: Grupos etnográficos, banda filarmónica, a tradição do carnaval...

... semana da juventude, culturlandia...

... ciclos de música que se ramificam pelas freguesias, exposições e um programa gastronómico rico em receitas dos nossos antepassados.

2 comentários:

)0( disse...

É tão bom o sentimento de que pertencemos a um sítio assim, cheio de história e de tradições.. onde, em cada pedra, em cada recanto, está impregnada a nossa ancestralidade.

Beijinhos da Carla e da Tati

Anónimo disse...

Devemos ter orgulho da Terra onde pertencemos e dá-la a conhecer aos outros.

Parabéns Papá.