domingo, novembro 26, 2006

Outono no Parque da Paz - Almada

A tarde hoje não estava muito agradável, a bicicleta está na oficina, vontade de ficar em casa não era nenhuma, ir para os centros comerciais, meus amigos, faziam "bicha" de algumas centenas de metros. Acreditei que não ia chover, pus-me a caminho, e aí vou eu e os que consegui demover para o Parque da Paz.
É um pouco do Parque que hoje vos dou a conhecer. Sabiam que tem 60 h de área verde com recantos muito bonitos? E que tem lagos onde habitam peixes e uma grande variedade de patos patinhos e não só. É um pouco de tudo isso que vos vou mostrar. Não é um belo passeio?



quinta-feira, novembro 23, 2006

Penamacor Vila e Concelho

A Vila de Penamacor é sede de concelho, constituido por doze freguesias e pertence ao distrito de Castelo Branco.

Faz limite com o concelho do Sabugal a norte, a sul com Idanha-a-Nova, a oeste com o Fundão e tem a Espanha a leste. Concelho quase tão antigo como Portugal. Foi conquistado aos mouros e reconstruido por D. Sancho I, o Rei Povoador. Deu-lhe Carta de Foral em 1189 e entregou-a aos Templários cujo Mestre era D. Guadim Pais que a fortificou.

Numa zona industrial que ronda os 40 hectares a poucos kilómetros da Vila, há um conjunto de pequenas e médias empresas, que têm levado bem longe o nome e a qualidade dos produtos do concelho.



Na área do ambiente é de salientar, a Reserva Natural da Serra da Malcata, constituida por um conjunto de de situações microclimáticas, que se refletem na sua fauna e flora.

No panorama desportivo, foram construidas e equipadas infraestruturas de vital importância para a sua prática tais como: Polidesportivos em todas as freguesias, um pavilhão municipal, piscinas aquecidas e estádio de futebol relvado. Foram também criados programas de incentivo a actividades de ar livre, ao atletismo, desportos motorizados etc.

Na cultura há uma diversificada oferta de programas culturais: Grupos etnográficos, banda filarmónica, a tradição do carnaval...

... semana da juventude, culturlandia...

... ciclos de música que se ramificam pelas freguesias, exposições e um programa gastronómico rico em receitas dos nossos antepassados.

sábado, novembro 18, 2006

Regresso às orígens III

Na continuação e divulgação da minha aldeia "BENQUERENÇA" vou dizer-vos que:
Tem 830 Habitantes e uma área de 28,5Km2. Tem vários estabelecimentos comerciais e uma caixa multibanco que dá muito jeito.
Como em tempos dei provas e para aqueles que ainda se lembram, sou um amante e defensor da natureza.
Olhem só estas imagens... Não são bonitas? Costumam reparar para estes pormenores?






A minha mulher tem muito orgulho do seu jardim, acham que tem razão?


E já agora, que ser vivo é este?





segunda-feira, novembro 13, 2006

Regresso às origens II

Hoje vou continuar a mostrar mais alguma coisa da minha ida à Aldeia. Querem saber onde fica e o seu nome?
Fica situada na Beira baixa, tendo por perto Castelo Branco Guarda e Covilhã.Terra fértil, gente trabalhadora e hospitaleira que de uma forma ou de outra, continuam ligadas à terra. A sua provável origem é de entre o século XIV e XVI e dista de Penamacor (concelho) 17 Km, chama-se BENQUERENÇA.
Prometo continuar a falar Dela e a mostra-La nos próximos dias.
Voltando ao início da conversa, vamos ver mais uns bonecos desta visita.
- Apresento-vos o famoso "Canis Vulgares" do meu irmão, digam lá que não é giro!!!

















- E esta fruta, sabem o que é?

Alguem acertou no objectivo do passeio do passado sabado. Fomos ás "chanchas".

domingo, novembro 12, 2006

Viagem às origens

Hoje regressei de uma ida à minha terra de origem, foram quase três dias que passaram tão depressa... Pena minha por não poder lá fazer a vida, mas vou deixar as palavras de lado e mostrar qualquer coisa relativa à época. Fui dar uma volta pelos pinhais com o meu irmão, sobrinha e amigos...


... a fazer o que?

terça-feira, novembro 07, 2006

Algures no meio da machamba




Cá estou de novo depois de ter resolvido um problema complicado com esta máquina que estou a utilizar. Pois é, estive sujeito a um ataque infernal de viróses no final da tarde de Domingo que me impossibilitou de poder descarregar algumas ideias que estavam na altura dentro desta cabeça, sim, esta cabeça!!! Como há remédio para tudo, falei com um amigo e o problema ficou resolvido num ápice, quem sabe, sabe, e foi remédio santo, desparasitou-me o animal à maneira; mas vamos ao assunto.
Depois de ter descoberto ou redescoberto como é bom andar de bicicleta, vou-me apresentar e apresento também o parceiro de passeios desde que não sejam muito longos. É verdade, precisa de treinar mais, não basta ter só a bicicleta cheia de artefactos e ir ao Parque da Paz para andar só nas decidas, deve ter um preto para carregar a bicicleta para cima. E também acho que para além de precisar de ir aos treinos deve reforçar a ração, a lingua sai-lhe para fora com muita facilidade, e ainda é um chavalo, cá para mim aquilo também pode ser falta de de água no radiador.
E como passear no campo é muito bom para apreciar o que a natureza nos dá, olhem este cogumelo. Será que é bom para comer? Aguardo uma resposta dos entendidos.