sábado, fevereiro 03, 2007

A CAMPANHA ESTÁ NAS RUAS

O que vai votar é uma Lei que, a ser aprovada,deixará de considerar um crime a interrupção voluntária da gravidez até às 10 semanas.




CONCORDAS COM A DESPENABILIZAÇÃO SE REALIZADA, POR OPÇÃO DA MULHER,NAS PRIMEIRAS DEZ SEMANAS, EM ESTABALECIMENTO DE SAÚDE LEGALMENTE AUTORIZADO?

8 comentários:

naki disse...

Sim, concordo. Se o não ganhar o aborto clandestino nunca acabará e mais mulheres irão ser punidas e arriscar a sua vida. Pensem muito bem antes de tomarem qualquer decisão.

autopilote disse...

a questão não é fácil nem simples! se fosse já há muito estava resolvida.

Do lado do não pergunta-se:

- O que está mesmo em causa é a despenalização da mulher ou a legalização generalizada do aborto?

- Uma criança ás 10 semanas não é já uma vida? E se o for não tem direitos?

- A despenalização do aborto acabará com o aborto clandestino?

etc

E do lado do sim pergunta-se:

- uma mulher que decide abortar porque não está em condições de ser mãe é uma criminosa?

- Se o valor da vida é assim um valor tão absoluto então uma mulher que engravide de uma violação tb não poderá abortar. Seria isso humanamente compreensivel?

- O aborto existirá sempre, com ou sem lei. Não é preferível legaliza-lo de forma a garantir a segurança das mulheres e acabar com os "abortos de vão de escada"?

etc

)0( disse...

Pois é... :|

O assunto não é nada simples. E se para algumas pessoas é fácil optarem sem quaisquer dúvidas pelo "sim" ou pelo "não", para mim isso ainda não é claro.
O que está claro é que qualquer que seja o resultado da votação, nada vai mudar porque aquilo que seria mesmo importante era a aposta na educação das pessoas (dos jovens sobretudo)nas questões de planemanento familiar e sexualidade.
A mudança de fundo tem que ser feita ao nível da Educação.

Beijos para todos

)0( disse...

* onde lê "planemanento"
deve ler-se "planeamento"

Anónimo disse...

A minha opinião: enquanto q a maioria, se não mesmo todos, que vota Não, vota apenas por uma razão.. "blá blá blá e pq já é uma criança no acto da sua concepção.." , quem vota no Sim, vota por diversas razões.. como em tudo, cada caso é um caso.. e neste caso o meu voto é Sim. E mais... tanta coisa por causa dos direitos humanos, o que me chateia profundamente, já agora, e aqueles que cá andam e não tem as minimas condições de vida, etc etc... ??Pois, com esses já n se importam!!!.. pouca falam..n querem saber, fecham os olhos.. são os coitadinhos e todos têm medo deles.. e o ironico é que umas coisas levam às outras e por exemplo, alguns destes coitados foram crianças q nasceram nestas situações.. por exemplo, entre milhares de exemplos!
E aquelas familias q tem 3, 5, 10 filhos?! e que vivem mal, mal, mal...(q todos nós sabemos e deparamos no dia a dia) o que importa é q nasçam.. o resto já ninguém quer saber!! Opá... tantos exemplos! Tanta ignorância, tanta hipocrisia.. ainda para mais num país como este que oferece excelentes condições, sim senhora!!!!
Nem um casal que trabalhe e que queira ter 2 filhos pelo menos (e já com 1 vêm-se à rasca!) tem condiçoes ou estabilidade para isso!!! Com a porcaria q se ganha e ao custo a que estão as coisas!
E aquelas mães.. "ah eu quando vi a 1ª ecografia... blá blá blá, eu voto Não". Oh minhas senhoras, ainda bem que puderam ter o seu filho, parabéns, mas por favor... raramente as pessoas conseguem se por no lugar de outras... como já disse: cada caso é um caso!!!!!! Mesmo para aquelas mulheres que não podem engravidar.. e que passam anos da sua vida a tentar.. n se pode misturar as coisas, n tem nada a ver, nada!!
E essa do aborto ser usado como um metodo contraceptivo.. então se aqueles q votam Não, dão a tal desculpa que "já é uma criança no acto da sua concepção", já agora a pilula é o k? Tb n mata?!! Queria ver só essas senhora q vão votar Não!! Já tinham filhos aos molhinhos!!!!

Já ficava aqui a escrever mais, mas n pode ser... poderia falar de imensas coisas que me chateiam profundamente...
Eu vou votar no sim até Às 10 semanas

Kiss tio..

Sobrinha Bi.

naki disse...

Pois é Bi! Eu compreendo a tua revolta e estou inteiramente de acordo contigo. Espero que muitas pessoas (as suficientes) pensem como nós para o sim ganhar.

Anónimo disse...

Votar sim?! não existem boas razoes para que se vote sim.
Caso não aquelas campanhas que dizem para votar sim para as mulheres não irem presas, NÃO VAI PARA A CADEIA, EM PORTUGAL, UMA MULHER QUE TENHA ABORTADO DESDE 1984.
Vai deixar de haver aborto clandestino se se votar sim? claro que não, e isso esta mais que provado nos paises que libelarizaram ou despenalizaram o aborto! o sim só vai contribuir para que hajam mais abortos, mais crianças a morrer, e independentemente de as 10 semanas ja existir um ser humano ou não, aquilo vai das origem a uma pessoa, todos nós já fomos fectos, etc, no entanto...não somos agora seres humanos? quem aborta MATA, está a impossibilitar a vinda de um ser humano ao mundo, e isso é tau mau como eu pegar numa faca e matar uma pessoa já toda formada.
As mulheres quer façam aborto clandestino ou aborto em clinicas e hospitais, vao ficar sempre com sequelas, tanto fisicas como psicologicas. Alias..nos paises em que é possivel a pratica de aborto, o numero de mulheres a irem para a pisão aumentou, e sabem porque? porque depois de terem morto uma criança sentiram-se mal e entraram no mundo da criminalidade. A taxa de suicidiu aumenta 1000% nas jovens que fizeram aborto. 30% da mulheres que abortaram tentaram suicidar-se pelo menos uma vez. E isto acontece tanto nos hospitais e clinicas de aborto como nos abortos clandestinos!
Querem defender os direitos da mulher? VOTEM NÃO, porque existem imensas instituições para apoio a jovens e mulheres grávidas! NUNCA nenhuma mulher se arrependeu de ter levado a sua gravidez até ao fim!
Querem defender os direitos da mulher? VOTEM NÃO, porque as melhores que abortam ficam com sequelas para o resto da sua vida, as mulherem sofrem muito ao abortarem.
Querem defender os direitos da mulher? VOTEM NÃO, pois já existem casos especificos em que se permite a pratica de aborto, como a violação, má formação do fecto, e quando ha risco de vida para a mulher.
Querem defender os direitos HUMANOS? VOTEM NÃO, TODA A GENTE TEM DIREITO A VIVER, não gostam da vida, não gostam de VIVER? imaginem qua as vossas mães tinham ABORTADO...AGORA NÃO ESTARIAM SENTADOS EM FRENTE AO VOSSO COMPUTADOR A LER ESTE COMENTÁRIO, ESTARIAM MORTOS!

Anónimo disse...

Falar como anónimo é facil,